Início Novidades Cuidados com a bateria de empilhadeira elétrica
Icone eletricista basico

Cuidados com a bateria de empilhadeira elétrica

As empilhadeiras elétricas são muito úteis na hora de montar um estoque organizado. Além de ocuparem menos espaço e possuírem torres mais altas, podendo elevar as cargas em grandes alturas, as empilhadeiras elétricas não emitem nenhum gás tóxico, porque trabalham com um combustível não poluente.

Mas, para que ela funcione realmente bem e por muito tempo, é necessário dedicar atenção aos cuidados com a bateria de empilhadeira elétrica.

4 cuidados essenciais com a bateria de empilhadeira elétrica
Uma bateria de empilhadeira elétrica pode ser carregada, em média, 1500 vezes no decorrer da sua vida útil. Esse número pode variar de acordo com a marca do equipamento, frequência de uso e dos cuidados que o operador e o responsável pelo equipamento tiverem. Para prolongar o tempo de duração de uma bateria de empilhadeira elétrica, alguns cuidados devem ser tomados. A seguir, listamos quais são.

1- Não deixe que descarregue completamente
A bateria de empilhadeira elétrica não deve ser usada até que a sua carga seja zerada, para que não sofra nenhum dano. Além disso, o equipamento não deve, de forma alguma, ser guardado com a carga de bateria abaixo do limite. Essas atitudes forçam o equipamento a trabalhar com energia inferior ao que é necessário para que tenha um funcionamento pleno, podendo ocasionar danos irreparáveis. A indicação da carga de bateria aparece no painel da máquina, portanto, não deixe de prestar atenção nesse detalhe, ou seja, não deixe de carregar a bateria de empilhadeira elétrica quando esse sinal for acionado.

2- Não carregue antes do necessário
Da mesma forma que não é recomendado deixar esgotar toda a carga da bateria de empilhadeira elétrica, é importante que ela não seja carregada antes do necessário. Carregar a bateria enquanto ela ainda possui energia suficiente para o bom funcionamento irá sobrecarregá-la, fazendo com que a sua vida útil seja diminuída drasticamente. Empilhadeiras que são muito usadas, geralmente, requerem uma carga diária. Já as empilhadeiras que são usadas por um período curto de tempo podem ser carregadas a cada 2 dias. Nesses casos, também é importante estar atento à tarja vermelha, que sinaliza a necessidade de cargas de energia.

3- Faça uma verificação da água destilada
A verificação da água destilada deve ser feita sempre que a bateria estiver carregando e atingir 80% da carga. A bateria, em hipótese alguma, deve trabalhar seca, mas tome cuidado! A quantidade de água também não pode ser posta em excesso, pois corre-se o risco da água destilada transbordar a solução ácida que está contida na bateria.

4- Fique atento à qualidade dos equipamentos utilizados
Conservação da bateria de empilhadeira elétrica.

Antes de comprar ou alugar uma empilhadeira, se certifique da procedência do equipamento, procure saber se a empresa sempre realizou o armazenamento correto da bateria de empilhadeira elétrica e se todos os procedimentos para aumentar a vida útil do equipamento são feitos de maneira correta e com a frequência necessária.

Lembre-se que, apesar de não utilizar combustíveis convencionais para o funcionamento, as empilhadeiras elétricas podem trazer grandes riscos ao serem manuseadas. Por isso, é fundamental, além de manter em dia todos os cuidados com a bateria, garantir que os seus fornecedores também fazem o mesmo e que, desde a sua fabricação, as baterias das empilhadeiras utilizadas em sua empresa passaram por rigorosos processos de qualidade, para manter a integridade e segurança dos seus funcionários.

 

Postado Qui, 10 de Agosto de 2017, 08:53:00

COMENTAR

0 Comentário(s)